Para "brindar" todos os meus colegas de escola e professora fecho este meu ano lectivo com esta espectacular música.
Bons sucessos pessoais e profissionais.
Boas férias a todos.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Topologia de Redes
A topologia de rede descreve como é o layout duma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela.
Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede. Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Redes de computadores
É usual dividir-se as redes de computadores em três categorias, relativamente à sua área de cobertura: redes de área local (LAN), redes de área metropolitana (MAN) e redes de área alargada (WAN).
LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado;
MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN mas menor que a área abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta da interligação de várias LAN, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidade/região, podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligada a uma rede WAN;
WAN significa Wide Area Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Sistema binário
Para que todos os circuitos e dispositivos do computador consigam partilhar informação é preciso que respeitem um modelo de representação comum. Como, a nível físico, só existem dois estados possíveis - ausência ou presença de corrente eléctrica -, o sistema tem de ser de base dois (pelo que se chama binário), pelo que atribui a cada um desses estados um dígito (ou bit) distinto - 0 para a ausência e 1 para a presença de corrente. A analogia lógica é quase imediata, pois os mesmos valores podem, também, ser usados para representar o falso e o verdadeiro.
O senso comum e a lógica matemática confirmam que o bit é o mais pequeno bloco de informação compreensível e distinguível, e que pode servir para a construção de blocos de informação mais complexos, mais compreensíveis e distinguíveis. Em grupos de oito, os bits formam a unidade mais importante na representação de informação - o byte - através da qual é, por exemplo, representada a capacidade de armazenamento e memória.
Quando a quantidade de informação é, ainda, maior, é normal o uso de aproximações. Para isso, foram criados vários sufixos que representam vários tipos de arredondamentos - kilo, mega, giga, tera, etc.
Valor Associado Arredondamento
8 bits 1 byte
8 bits 1 byte
1024 bytes 1 kilobyte
1024 kilobytes 1 megabyte
1024 megabytes 1 gigabyte
1024 gigabytes 1 terabyte
terça-feira, 15 de junho de 2010
Sistemas operativos
Ms Dos é um antigo sistema operacional utilizado no final da década de 80 e intensamente na década de 90.
O Ms é do fabricante Microsoft e Dos é em português sistema operacional de disco.
Um sistema operacional como o Ms Dos e muitos outros tem a função de coordenar todo o funcionamento do computador oferencendo as aplicações (processamento de texto, etc.) uma base independente do hardware.
Mac Os o Macintosh Operating System é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple.
A primeira versão foi lançada em 1984. Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado a usar icones para representar os items do computador como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de desktop, como uma área de trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.
Linux é um sistema operativo usado nos computadores. É o maior exemplo de software livre, todo o código do linux está disponível publicamente para ser verificado, modificado e distribuído por qualque pessoa. No ínicio era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, usavam linhas de comandos. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos, as distribuições cada vez mais amigáveis de forma que uma pessoa com poucos conhecimentos consegue utilizar o linux.
Hoje o linux é um sistema estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.
Hoje o linux é um sistema estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.
.
O Papel dos media na construção da opinião pública
Os mass media têm uma grande influência na vida das populações, pois através dos vários meios de comunicação, os mass media conseguem transmitir e moldar a opinião social. Através de publicidades, notícias e outras coisas, os mass media podem influenciar a opinião pública sobre um determinado tema, ou até mesmo levar a população ao consumismo. Presentemente, os media desempenham uma função que não tinham há anos atrás. Se antes reportavam decisões e atitudes, hoje interferem directamente e de uma maneira activa nessas mesmas decisões. Os cidadãos têm, aparentemente, maior participação nessas decisões, mas na prática muitas vezes isso não acontece. Porque os media são propriedade de grupos com interesses económicos e políticos, reportando mais claramente esses interesses do que propriamente os dos cidadãos. Dadas as novas tecnologias e a capacidade de influência que os media têm, este problema é fundamental nos dias de hoje. Hoje, não podemos falar de uma opinião pública nos termos em que se falava, por exemplo, na primeira metade do século XX. A opinião pública julga pensar autonomamente em função da mensagem que lhe é transmitida, mas esta é previamente determinada para ela.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Glossário de Novas Tecnologias
GSM - Global System for Mobile Communications. Rede internacional estandardizada para comunicações digitais celulares. Actualmente é a rede digital mais utilizada em todo o Mundo, principalmente na Europa e na Ásia (Pacífico).
EMS - Serviço de mensagens realçado, o serviço evoluio do sms. Mensagens baseadas em texto sms e pode incluir retratos, melodias, gráficos e texto formatado.
WAP - Acrónimo de Wireless Application Protocol. Uma forma simples de aceder a determinados conteúdos na web através de telefones celulares.
GPRS - Global Packet Radio Service. Um dos passos mais importantes da evolução das actuais redes GSM para os telefones de 3ª geração (UMTS). Esta tecnologia permite uma maior velocidade de transmissão de dados 115Kbit/s contra os 9,6 Kbit/s do GSM) e maior largura de banda que o GSM. O utilizador pode ainda estar permanentemente ligado, uma vez que apenas paga a informação enviada ou recebida.
3G - É a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel (suporta um maior número de clientes de voz e dados, expecialmente em áreas urbanas).
terça-feira, 1 de junho de 2010
Bits e Bytes
O computador representa a informação com a presença ou não de corrente eléctrica. Cada unidade de informação é chamada de bit (Binary digit, dígito binário), e cada bit pode ter um dos dois valores: ligado ou desligado. Quando a corrente está ligada o bit é lido ou definido como 1. Quando a corrente está desligada o bit é lido como 0. Um bit, por si só não quer dizer muita coisa, por isso os bits são agrupados em séries de oito, chamados bytes. Cada byte pode ser usado para representar um carácter no teclado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)